10 anos do Álbum Invincible!

Hoje dia 30 de outubro marcamos o décimo aniversario do álbum Invincible

Invincible é o décimo álbum de estúdio do cantor americano Michael Jackson lançado pela Epic Records em 2001, que reúne dezesseis canções inéditas. Foi a primeira coleção de canções inéditas lançada pelo astro em dez anos, e tem como convidados o guitarrista Carlos Santana, a cantora Brandy e contém ainda um rap póstumo de Notorious B.I.G.

Nas canções “Unbreakable”, “You Rock My World”, “Break of Dawn” e “Threatened”, Jackson assume a execução rítmica, tocando todos os instrumentos musicais. O álbum estreou no primeiro lugar entre os mais vendidos em treze países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e França. O lançamento de Invincible foi seguido pelos compactos de “Butterflies” na América e de “Cry” na Europa, Ásia e Oceania. Apesar de ter vendido mais de 13 milhões de cópias o álbum foi considerado pela crítica um fracasso comercial comparado aos trabalhos anteriores.

Desentendimentos entre Jackson e a diretoria da Sony Music levaram à interrupção da divulgação de Invincible pouco depois do Natal de2001.
O álbum recebeu elogios da crítica e foi votado pelos leitores da Billboard como o melhor da década.

Curiosidades do álbum:

O álbum Invincible estava previsto para ser lançado no dia 11 de Setembro de 2001, em Nova York, logo após os dois concertos para comemorar os trinta anos de carreira de Michael no Madison Square Garden, mas os atentados terroristas às Torres Gêmeas o fizeram adiar o lançamento do álbum.

Foram gastos 30 milhões de dólares para produzir o disco. Invincible vendeu 366.272 cópias na semana de estréia nos Estados Unidos. O álbum conquistou a primeira posição apesar da forte concorrência da coletânea GHV2, da cantora Madonna. O rap de Rod Serling na canção “Threatened” foi construído por meio de recortes digitais de frases narradas por ele nos episódios da série The Twilight Zone.

Invincible esteve disponível, por tempo limitado, em cinco capas de cores diferentes: prata, dourado, azul, vermelho e verde. Atualmente é prensado somente na cor prata.

A cantora Brandy faz segunda voz em “Unbreakable”. Michael retribuiu o favor gravando vocais para a canção “It’s Not Worth It”, do álbum Full Moon da cantora, de 2002.

A música “Shout”, gravada para Invincible e que ficou fora da seleção de faixas, foi reaproveitada pelo produtor Teddy Riley no primeiro álbum solo do cantor Nick Carter, membro do grupo Backstreet Boys. Já a faixa “Rock Your Body”, gravada por Justin Timberlake, foi escrita pelo mesmo e pelos produtores Pharrell Williams e Chad Hugo para Jackson, mas conflitos de agenda impediram que o trio se encontrasse para que a canção fosse apresentada ao astro.

O álbum foi dedicado a Benjamin Hermansen, um garoto negro, amigo de Omer Bhatti, que foi morto a facadas por um grupo de neo-nazistas em Oslo na Noruega em 26 de janeiro de 2001.

Este álbum é dedicado a Benjamin “Benny” Hermansen. Que possamos continuar a lembrar-se de não julgar o homem pela cor da sua pele, mas o conteúdo de seu caráter. Benjamin … Nós te amamos … Você pode descansar em paz — Michael Jackson.

Michael compôs a música “Speechless” enquanto brincava com os filhos no rancho Neverland e a dedicou a eles. Na faixa ele canta: “Quando estou com vocês nada parece real e me faltam palavras para explicar o quanto os amo”.

A canção “Heaven Can Wait” começou a ser tocada espontaneamente por algumas rádios americanas em 2002 e fez um sucesso razoável, considerando que nunca foi lançada oficialmente.

A revista Billboard, considerada a mais importante dos Estados Unidos na área musical e que semanalmente divulga as paradas dos discos, DVDs e músicas mais vendidas e canções mais tocadas nas rádios do país, escolheu, através de votação, Invincible como álbum da década e This Is It do ano (2009).

Michael compôs a música “The Lost Children” em homenagem a algumas crianças desabrigadas da África. Foi lançando, antes mesmo do álbum, o disco em cópias limitadissímas “A Taste of Invincible”, que trouxe seis canções que seriam os verdadeiros singles, sendo eles: Unbreakable, Heaven Can Wait, Break Of Dawn, You Rock My World, Butterflies e Cry. Estima-se que este disco atualmente custa 900 dólares.

A música “Whatever Happens” teve um videoclipe de tributo produzido pelo fã-clube brasileiro “The Magic of Michael Jackson” e lançado no YouTube em 2009, intitulado “Michael Jackson’s Whatever Happens”. O videoclipe foi o primeiro não oficial do mundo produzido por fãs do Rei do Pop.

Campanha INVINCIBLE

Os fãs de todo o mundo se unirão em uma campanha que acontece o durante todo mês de outubro.

O objetivo da campanha: É para retornar o álbum para o número 1.
Este objetivo parece inteiramente apropriado dado este aniversário.
O objetivo da Campanha Invincible é apoiar legado de Michael Jackson;
A campanha comecou a ser executada a partir de 01 de outubro de 2011 e vai ate 31 de outubro de 2011 .
Em junho de 2011, Jermaine Jackson declarou no Twitter que faixa favorita de Michael do Álbum de Invincible foi Unbreakable.

Fonte: Forum Neverland / Wikipedia
Explore posts in the same categories: Albuns

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: